"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Plano de Aula

Plano de aula

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Calmon
Professor (a): Aline, Ana C. Francielle
Turma: B20 Série: 2°Ano
Data: 02/06/2010






Objetivo Geral:
O objetivo dos jogos através de reciclagem é criar oportunidades para o aprendizado, abrindo espaços para integrá-los com a temática do meio ambiente, em que se possam construir conhecimentos, treinar habilidades já estudadas, aprofundar questões importantes e desenvolver estratégias de raciocínio lógico a fim de despertar nas crianças o respeito ao meio ambiente, conscientizando-as desde cedo sobre o desperdício de materiais recicláveis.

Objetivo Específico:
Identificar condições ambientais do entorno da unidade e do lugar onde vivem;
Estimular habilidades e atitudes de colaboração, cooperando nas ações do dia-a-dia.
Maior facilidade em alcançar os objetivos, bem como, expressar-se e respeitarem-se mutuamente.
Possibilidades e vantagens do trabalho em grupo.

Método:
Através do lúdico, iremos organizar jogos que trabalhem o movimento do corpo e o mesmo tempo conscientizar as crianças do quanto é importante para nossa sociedade o nosso conhecimento e interesse na reciclagem do lixo.

Recursos:
Caixas de papelão;
Bolas de isopor;

Garrafas pet;
Tampas de garrafa;
Palitos de churrasquinho;
Pregos;                                                                                                                    
Fita adesiva.

 ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA DO TEMPO DE AULA

Tempo de aula: 45min.
Parte Inicial: 10 min.
Rodinha Social: apresentação das atividades, combinações gerais sobre, comportamento esperado da turma e motivação.
Aquecimento:
Parte Principal: 30 min.
Atividades: mínimo duas
Parte Final: 05 min.
Atividade: de volta à calma;
Rodinha Social: Questões relativas ao comportamento e grau de satisfação das atividades realizadas por parte dos alunos.

Parte inicial - A aula começará com a professora Francielle, explicando da importância do lixo para a Natureza e para o ser Humano como forma de reciclagem, e querendo transmitir que a “separação é a solução”. Ela então mostrará exemplos de algumas cores que favorecem o objeto correspondente á cada tipo de lixo.

Logo após - Entrará a Prof.ª Aline que trabalha com reciclagem de lixo, e irá transmitir através de um vídeo onde o assunto “lixo reciclável” com o propósito de transparecer dúvidas e conscientizar a todos os alunos sobre a grande importância da separação de nossos lixos.

Por Fim - A auxiliar Ana Cristina, com o propósito de confirmar se todos entenderam a aula dada sobre lixo/ reciclagem, ensinará no primeiro momento de forma prática, um jogo de varetas com quatro tipos de cores,” correspondente as cores dos lixos ensinadas”, e enfiadas em uma garrafa, cheia de argolas onde 2 pessoas deverão tirar as varetas sem derrubar as argolas, quem tirar mais vence sendo que o outro então para sua consolação pegará um envelope e fará um pergunta para o vencedor, onde o mesmo deverá a certar e os dois ganharam um “chocolate sem parar”. Já no segundo momento, a prática será  com caixas que representaram lixos para metal, papel, vidro, plástico e quatro grupos distribuídos terão que pegar um papel dentro do envelope com o nome correspondente e tocar a bolinha no lixo certo fazendo com que todos participem do jogo e ganhará quem o grupo com mais acertos....
Imagem: Jogo das Varetas
   Aline, Ana Cristina e Francielle

Nenhum comentário:

Postar um comentário