"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

terça-feira, 15 de junho de 2010

                Planejamento

                        Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Pedagógico                                               
                                    Celso dos Santos Vasconcellos

Caminhos do Planejamento
• A atividade de Planejar não é algo que se fala só nos tempos de hoje é tão antiga quanto o Homem.
• A partir do século xx o planejamento toma conta da sociedade.


Atualmente existe 3 grandes linhas de Planejamento
1° O gerenciamento da qualidade total
2° O planejamento Estratégico
3° O planejamento Participativo
O Papel da Reflexão
• A reflexão seria: Uma atividade simbólica, representações, conceitos ou teorias, agindo através do sujeito, trabalhando com a intencionalidade do ser humano.
• Serve para: Ajudar a transformar a prática despertando e capacitando o sujeito para caminhada, trabalhando os obstáculos da consciência, “preconceitos, bloqueios, estilos de pensar etc...
A Reflexão precisa articular com suas duas Dimensões


Convencimento
Reconstruir o sujeito Mediador.
• Despertar o desejo, a motivação, a força, o encontro de si com a razão
• Desconstruir represen- tações equivocadas, mitos e preconceitos
• Ajudar o sujeito, “pessoal e no coletivo” resgatando o professor como sujeito.


Intervenção
Construindo um caminho viável de Mediação.
• Indicar caminhos
• Ajudar a ganhar competência para a ação
• Apontar alternativas
• Ser um verdadeiro guia


Núcleo do Problema do Planejamento
A)Idealismo: É quando na maioria das vezes o professor planeja o seu trabalho em cima do ideal e não do real, assim acontecendo a desmoralização do planejamento ou seja, vai para o papel, mas depois não acontece.
B)Formalismo: É cumprir prazos não discutidos, preencher formulários impostos, ter que se adaptar a um saber já pronto “técnica”. Tomando consciência de que plano é uma exigência, não tendo repercussão alguma no cotidiano.
• C)Não-Participação: É que os professores invés de se preocuparem em dar aula, em ensinar os alunos,eles estão mais preocupados em discutir a cor da parede da sala de aula , ou seja eles estão mais preocupados em um planejamento feito para a sala de aula do que para os alunos.



Projeto Político Pedagógico
• O Projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da Escola é também um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sóciopolítico com interesses reais e coletivos da população majoritária. Para a sua construção é exigido autonomia, identidade, inovação, reflexão, compromisso. Sendo assim um PPP bem feito evita improvisação; serviço mal feito, visando obtenções de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.
Considera as condições reais da escola
Dá uma nova identidade à escola
Aponta um rumo, direção, um sentido explícito.
Implica ação coletiva articulada
Definida, para si mesma e para sua comunidade escolar.O ppp tem como compromisso a formação do cidadão, para um tipo de sociedade, definindo as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade”
Considera as condições reais da escola
Dá uma nova identidade à escola
Aponta um rumo,direção,um sentido explícito
Implica ação coletiva articulada
Definida, para si mesma e para sua comunidade escolar
Suas exigências para a construção do PPP é :
Autonomia, Identidade, Inovação, Reflexão, Compromisso
Importância de um Projeto para a escola


*Evita improvisação;serviço mal feito. Visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.
*Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola.
*Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho.
*(A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam.

Plano de Estudos (PE)
É antes de tudo o documento pedagógico da escola,ou seja a viabilização do PPP, considerando a função principal da instituíção. Pr isso precisa indicar com clareza a que aprendizagens os alunos terão acesso, bem como a forma e o tempo em que elas ocorrerão. O plano de estudos é o plano da escola e não e não apenas a soma de listagens disciplinares.
Jogo de Libras:                                                           
DEVAGAR  SE  VAI  AO  LONGE.
Modo de Jogar:
     É uma reconstituição de um antigo jogo de tabuleiro. Podem jogar de 2 a 4 pessoas. O jogo começa quando um dos jogadores tirar 1 ou 6 no dado, sendo que se o jogador tirar o número 6 tem o direito de jogar mais 1 vez.
    Os jogadores teram que percorrer todo o trajeto do tabuleiro, sendo que haverá em algumas marcas, umas vantagens e outras  desvantagens. Se um jogador passar com sua peça por cima do adversário, terá que tirar a peça do jogo. Se o jogador ficar do lado da peça do outro , não poderá tirar a peça.
  Cada vez que você  tirar o número 1 ou 6, poderá iniciar com uma nova peça, assim podera jogar com suas 4 peças.
Para chegar na casa central, o jogador deverá tirar no  dado o número exato que falta para chegar ao fim. Se não acontecer; deverá voltar a casa na quantidade do dado.
Ganha o jogador que colocar primeiro, as 4 peças na casa do centro.
Componentes:Aline e Ana C.





BINGO
Modo de Jogar
      Este jogo pode ser aplicado com crianças em diferentes idades, pois esta de acordo com o nível de alfabetização das crianças, as palavras ditas pelo professor e visualizadas por eles como objetivo podem estar tanto em palavras como representadas em figuras.

     Cada grupo de no máximo 4 crianças receberá duas cartelas com imagem do rosto de um boneco(a),neles haverá diversos velcros para que a cada palavra dita pelo professor eles colem a respectiva mãozinha sinalizada em libras nas partes corretas de acordo com a palavra ou imagem.
    O que acontece quando algum grupo completa o padrão da cartela ? A maneira comum de anunciar que você completou é simplesmente acenar com uma vareta nela obtida um sinal de “BINGO” que é distribuída a cada grupo. Assim que o bingo é chamado, um responsável irá até a sua mesa imediatamente para conferir a cartela.
   Como foi exposto neste trabalho, a Língua de Sinais desempenha, para as pessoas surdas, o mesmo papel que a Língua Portuguesa, na modalidade oral, para as ouvintes.
   Sendo assim, o Jogo Pedagógico terá por objetivo permitir ao aluno surdo participar das atividades ou de leitura propostas então pelo professor, possibilitando ao aluno acesso a todos os recursos que esta língua oferece, como expressão facial, movimentos corporais, uso do espaço, entre outros. Além disso, esta postura vai permitir que as próprias crianças “descubram a língua”, guiadas pelo professor. Para isso o professor pode promover discussões sobre os textos e sobre as palavras por meio da Língua de Sinais, bem como comparar estruturas gramaticais na Língua de Sinais e na Língua Majoritária.

Componentes:Francielle e Valdir












Componentes:Francielle e Valdir