"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

terça-feira, 15 de junho de 2010

                Planejamento

                        Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Pedagógico                                               
                                    Celso dos Santos Vasconcellos

Caminhos do Planejamento
• A atividade de Planejar não é algo que se fala só nos tempos de hoje é tão antiga quanto o Homem.
• A partir do século xx o planejamento toma conta da sociedade.


Atualmente existe 3 grandes linhas de Planejamento
1° O gerenciamento da qualidade total
2° O planejamento Estratégico
3° O planejamento Participativo
O Papel da Reflexão
• A reflexão seria: Uma atividade simbólica, representações, conceitos ou teorias, agindo através do sujeito, trabalhando com a intencionalidade do ser humano.
• Serve para: Ajudar a transformar a prática despertando e capacitando o sujeito para caminhada, trabalhando os obstáculos da consciência, “preconceitos, bloqueios, estilos de pensar etc...
A Reflexão precisa articular com suas duas Dimensões


Convencimento
Reconstruir o sujeito Mediador.
• Despertar o desejo, a motivação, a força, o encontro de si com a razão
• Desconstruir represen- tações equivocadas, mitos e preconceitos
• Ajudar o sujeito, “pessoal e no coletivo” resgatando o professor como sujeito.


Intervenção
Construindo um caminho viável de Mediação.
• Indicar caminhos
• Ajudar a ganhar competência para a ação
• Apontar alternativas
• Ser um verdadeiro guia


Núcleo do Problema do Planejamento
A)Idealismo: É quando na maioria das vezes o professor planeja o seu trabalho em cima do ideal e não do real, assim acontecendo a desmoralização do planejamento ou seja, vai para o papel, mas depois não acontece.
B)Formalismo: É cumprir prazos não discutidos, preencher formulários impostos, ter que se adaptar a um saber já pronto “técnica”. Tomando consciência de que plano é uma exigência, não tendo repercussão alguma no cotidiano.
• C)Não-Participação: É que os professores invés de se preocuparem em dar aula, em ensinar os alunos,eles estão mais preocupados em discutir a cor da parede da sala de aula , ou seja eles estão mais preocupados em um planejamento feito para a sala de aula do que para os alunos.



Projeto Político Pedagógico
• O Projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da Escola é também um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sóciopolítico com interesses reais e coletivos da população majoritária. Para a sua construção é exigido autonomia, identidade, inovação, reflexão, compromisso. Sendo assim um PPP bem feito evita improvisação; serviço mal feito, visando obtenções de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.
Considera as condições reais da escola
Dá uma nova identidade à escola
Aponta um rumo, direção, um sentido explícito.
Implica ação coletiva articulada
Definida, para si mesma e para sua comunidade escolar.O ppp tem como compromisso a formação do cidadão, para um tipo de sociedade, definindo as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade”
Considera as condições reais da escola
Dá uma nova identidade à escola
Aponta um rumo,direção,um sentido explícito
Implica ação coletiva articulada
Definida, para si mesma e para sua comunidade escolar
Suas exigências para a construção do PPP é :
Autonomia, Identidade, Inovação, Reflexão, Compromisso
Importância de um Projeto para a escola


*Evita improvisação;serviço mal feito. Visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.
*Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola.
*Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho.
*(A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam.

Plano de Estudos (PE)
É antes de tudo o documento pedagógico da escola,ou seja a viabilização do PPP, considerando a função principal da instituíção. Pr isso precisa indicar com clareza a que aprendizagens os alunos terão acesso, bem como a forma e o tempo em que elas ocorrerão. O plano de estudos é o plano da escola e não e não apenas a soma de listagens disciplinares.

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