"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ludicidade

Entendemos que são brincadeiras que estimulam a imaginação das crianças, isto é brincando com o imaginário. É um aprendizado prazeroso e  devem ser aplicadas nas crianças no processo escolar para ajudar no desenvolvimento da educação.

 Os jogos coorporativos como um caminho para a educação
Nós em uma aula de Coorporiedade com a professora
 Rossana trabalhando com jogos cooperativos.

Através de uma aula prática, com jogos cooperativos, analisamos que eles abrem a possibilidade de novos paradígmas para a aplicação do jogo no ambiente escolar, afirmando desde a educação infantil a importância do convívio e da valorização do próximo. Esses jogos fazem com que a criança tenha um auto- conhecimento e automonia no meio social.

Jogos e jogos cooperativos
Oque é jogo?

* É uma ação ou uma atividade voluntária;
* É diferente da vida real;
* Tem caracter lúdico valoriza o desenvolvimento do indivíduo como um todo;
* Traz a contribuíção para a formação de um indivíduo mais autônomo;
* Aborda a autoconfiança e a preocupação com o coletivo;
Soler, Reinaldo. Jogos Cooperativos para a Educação Infantil. (2°ed ) RJ Sprint,2006 Brtto, FábioOtuzi. Jogos Cooperativos: o jogo e oesporte como exercício de convivência. SP 2001 - Marcelo Marques
 
Existem jogos tradicionais que fazem com que a criança se desenvolva, mas também por outro lado temos jogos cooperativos que além da criança se desenvolver, promove a cooperação dos participantes; diferentes dos jogos competitivos que uns jogam contra os outros. 
Nos jogos cooperativos o jogo é jogado uns com os outros fazendo ser o mais importante atrativo não o jogo em si, e sim como se joga e com quem.
Temos também a possibilidade nos jogos cooperativos de que a medida que os conhecemos e sabemos suas regras de alteralas de acordo com a vontade do grupo deixando-os mais divertidos são coisas que não podemos mudar nos jogos competitivos, pois são regras rígidas obedecendo uma atividade propósta .
                                
                         SOLER, R. Jogos Cooperativos e OLIVIER, G. G. F. Lúdico e escola