"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Realidade na Inclusão Social

O Milagre de Anne Sullivan relata a incansável tarefa de uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega e surda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
Ao analisa-lo percebi sua riqueza perante nossa realidade onde família e educadores ainda vivem em conflito sobre a forma correta de se relacionar com pessoas especiais.
Mesmo em ter sido lançado em 1962,o filme descreve um tema muito comum ainda na nossa sociedade,qual seja a Inclusão Social do diferentes e da diferenças,e a importância de educador/a nesse processo.
A Inclusão escolar nada mais é do que o processo pelo qual uma escola procede, seja mudando seu sistema,adaptando suas estruturas e capacitando seus professores. Além disso se é dado todos os suportes aos alunos e também aos professores; devendo a escola ser capaz de responder às diferenças e necessidades individuais de cada aluno. Mas estes recursos muitas vezes não se é cobrado pela escola e acaba-se por desentendido pela parte docente.
Percebe-se então que a culpa pela formação inadequada do aluno não parte do professor mas sim,a falta de uma formação deficitária,e também pela falta de conhecimento e interesse pelo assunto,fazendo com que estes sintam-se despreparados para tal empreitada, não tendo domínio de como o aluno se desenvolve, de como se dá o processo de ensino aprendizagem, de práticas que contemplem a diversidade e o respeito às diferenças.
Acredito então que estes assuntos abordados acima, ainda estão muito confusos pra a sociedade, a modo de estarem interpretando de uma forma diferente,e não apenas isto,pois acaba-se por prejudicar a educação tanto das crianças com necessidades quanto aquelas que convivem com estas.
Devemos ser cautelosos para não admitirmos uma ideia falsa de escola democrática. Ela será cada vez mais democrática, à medida que a todos acolher, educar e ensinar, respeitando as diferenças individuais e, principalmente, estimulando o desenvolvimento da capacidade do aluno em aprender a aprender, independentemente do lugar que o aluno esteja matriculado.



REFERÊNCIAS Bibliográficas
PENN, Arthur. Drama. The Miracle Worker,1962

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