"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A escola para a Diversidade Humana:
Um novo Olhar sobre o papel da Educação no século XXl
Romeu kazumi Sassaki*

Em plena era da inclusão Social, dois termos que já foram redignificados provocam, ainda hoje, equívocos de interpretação em boa parte dos profissionais da educação:
"Educação Especial e Educação Inclusiva''

Educação Especial - ocorre nas escolas comuns permeando todas as etapas e modalidades da educação básica e também na educação de jovens e adultos, na educação profissional e na educação  superior.

 Educação Inclusiva - seria, para muitos educandores, um processo educacional que visa inserir alunos com deficiencia ou necessidades especiais nas escolas comuns, desde que sejam considerados capazes de se integrar na rede regular de ensino. A rigor, um processo educacional assim entendido tem um outro nome: Educação integradora ou Integração escolar.

Devemos efetuar mudanças radicais nos nossos sistemas de educação, saúde, desenvolvimento, social etc... a questão fundamental é a atitude .'Wayne Sailor' Se é algo que você deseja fazer, você começa a procurar meios de consegui-lo. Se é algo que você não deseja fazer, você começa a procurar desculpas para não fazê-lo.
Na verdade não há muitas opções. Ou mudamos ou ficamos estagnados. De nada adianta termos atingido uma nova visão de pessoa, de potencial humano, de sociedade, se não a utilizarmos para efetuar mudanças.




















                                                               Romeu Kazumi Sassaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário