"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ORIENTAÇÃO GERAL DE CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
 As táticas e estratégias da orientação de uma criança com distúrbio de aprendizagem são tarefas mais apropriadas ao clínico geral da família do que ao neurologista. O neurologista deve atuar como médico a par dos processos familiais e comunitários, levando-o muito além do campo do diagnóstico neurológico.
Os temas da orientação podem ser divididos em cinco categorias gerais:
1. Comunicação do diagnóstico
2. Aconselhamento dos pais
3. Orientação educacional
4. Terapêuticas medicamentosas
5. Terapias psicológicas
Após concluir a avaliação neurológica, o médico deve comunicar uma formulação diagnóstica aos pais, se não houver sinais francos de distúrbios neurológicos ou anormais clínicas, o médico deve afirmar com segurança aos mesmos.
Freqüentemente, é também útil dispender alguns momentos discutindo o problema com a criança, fazendo com que ela fique tranqüilizada a respeito de seu diagnóstico, não devendo ser tratada como um objeto passivo de numerosos de procedimentos de teste.


Aconselhamento dos Pais
A entrevista inicial com os pais deve ser sobre aprender a biografia da criança.
Uma discussão franca dos problemas pode ajudar uma família a mobilizar seus recursos mais efetivamente para lidar com elas. O pai observador notará a relação entre a estimulação ou a fadiga e um comportamento indesejável da criança.
É uma responsabilidade de o médico ajudar os pais a compreender a natureza destas influências negativas e a estudar meios pelos quais possam ser combatidas.


Orientação Educacional
O melhor é esta familiarizada com os recursos educacionais da região e revê-los com os pais, para julgar aonde uma recomendação educacional adicional pode ser oferecida.
Os recursos educacionais disponíveis para criança com distúrbios de aprendizagem podem ser divididos em três categorias: professores particulares, classes especiais e escola especial.
-Professores Particulares: Oferecem meios mais flexível de suplementar a instrução escolar;
-Classes especiais: Oferece uma assistência especial a criança com dificuldade de aprendizagem em escolas públicas;
-Escola Especial: Utilizam métodos personalizados, baseado nas habilidades especiais do inovador do programa;

Terapêuticos Medicamentos
Antes de prescrever medicação, deve ficar estabelecido que a situação educacional esteja de acordo com as capacidades das crianças e que os distúrbios ambientais mais importantes estão sendo cuidados. O uso de drogas com crianças com baixo nível econômico ou cultural só deve ser indicado em ultimo caso.
Dextro-anfetamina e metilfenidato são os dois estimulantes cerebrais atualmente em uso.
É insensato pressionar os pais para administrar drogas se eles não estão satisfeitos com os resultados.
É difícil prever a resposta aos estimulantes cerebrais. Não é incomum que os pais com os resultados iniciais dos medicamentos desapareçam gradualmente, após um período de semanas.
Números agentes tranqüilizantes ou anticonvulsivantes têm sido utilizados no tratamento dos distúrbios de aprendizagem na infância.

Terapias Psicológicas
O neurologista não deve hesitar em recomendar encaminhamento para assistência psicológica se ele sente que os distúrbios emocionais da criança ou presença de interações familiais disfuncionais justificam esta medida. Uma terapia centrada na família geralmente é mais eficiente do que o encaminhamento da criança ou da mãe para psicoterapia individual.

Orientação Geral de Criança
A terapia comportamental é enfoque que está recebendo aceitação crescente nos últimos anos. É baseada em princípios de condicionamento operante, no qual a criança é influenciada por alteração do ambiente de tal modo a premiar comportamento desejável e punir comportamento indesejável
                                                                                               
                                                                Richard J. Schain -
                                               Disturbios de   Aprendizagem na criança- PUC
                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário