"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Resolução CNE/CEB N° 2, de fevereiro de 2001*

Conselho Nacional de Educação                                                    
Câmara de Educação Básica

Alguns artigos indispensáveis visto por nós alunas da Pedagogia

Art.1° A resolução institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem Necessidades Educacionais Especiais, na Educação Básica, em todas etapas e modalidades.

Art 2° Os Sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo ás escolas organizar-se para o atendimento aos educador com necessidades educacionais especiais, assegurando as condiçoes necessárias para uma educação de qualidade para todos.

Art 3° parágrafo único. Os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcioanr um setor responsável pela educação especial

Art 13° Os sistemas de ensino, mediante ação integrada com os sistemas de saúde, devem organizar o atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar. 

                                                                          Francisco Aparecido Cordão
A Inclusão Escolar de Alunos Surdos no Ensino Infantil e Fundamental: Buscando respeitar sua Condição Linguística e suas Necessidades Educacionais

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Ana Claudia BAlieiro Lodi



Análise Crítica sobre a Inclusão:



A lei das diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, n° 9394/1996) estabelece que as escolas deverão assegurar, professores especializados ou devidamente capacitados, que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula, mas sabemos que na realidade isso não acontece.
Os professores estão ainda muito despreparados para lidar com os alunos surdos, são tratados como se fossem ouvintes e devessem desenvolver a fala.
Penso que o desafio maior do professor é dar continuidade ao seu processo de formação, na forma de comunicação utilizada pelos alunos surdos.
A comunicação por língua de Sinais tem sido um obstáculo que dificulta o processo de inclusão.
A importância de conhecermos como Pedagogas a língua de Sinais, é a de acontecer a inclusão do aluno surdo no ensino regular, favorecendo as interações e oferecendo uma educação que valorize a diversidade, em especial as variadas formas de comunicação. Neste contexto devemos ter práticas inclusiva que favoreçam o plano desenvolvido dos indivíduos envolvidos.
Hoje perante a inclusão de alunos com NEE no caso ( alunos surdos) deve-se, os educadores; estar profundamente engajada, no domínio da língua de Sinais para poder formar pessoas capazes de atuarem como sujeitos ativos, pela transformação das suas vidas e do meio Social.
Neste caso não podemos ser educadoras neutras, em relação ao ensino desta criança, devemos ser profissionais, e ter pleno respeito aos alunos, e desenvolver o estímulo para que ele tome o próprio destino em suas mãos.




                           Dupla: Aline Vargas e Ana C. Avila da Silva
                                           PDM31