"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

EM EDUCAÇÃO QUEM É O PROTAGONISTA?
Mediando as diferênças, promovendo a inclusão

O Novo Educador
Entre a teoria e a prática, existe uma distância importante, deve se vencer resistências entre o que é vivido e o que realmente devemos levar a cabo.
Se faz necessário diante de uma nova prática, num modelo de professor MEDIADOR colocar o aluno como protagonista, pra isso é preciso auto-reflexão, formação, trabalho em equipe, mudança da prática.
O mediador deve dar orientação para o sujeito e a sua realidade, utilizando o diálogo como instrumento de relação.O professor mediante ao diálogo com o aluno observa o processo de pensamento, podendo oferecer ferramentas e estratégias para ele tomar consciência do seus próprios atos.



Para que aconteça essas relações mediadoras se fazem necessária condições prévias:

*Relações de confiança mútua ,aceitação e respeito;
* Relação afetuosa com formação de auto-imagem positiva e realidade do aluno;
* Intervenção com meios de superar-se, ir em busca de resposta;
* Levar em conta a capacidade do aluno;
A este professor solicita-se que possa intervir de forma intencional, significativa e diferenciada, que seja o apoio para o sujeito vá se construir

A Quem Educamos: A Riqueza de Ser Diversos
_ Todo ser humano é merecedor de plena dignidade humana;
_ Ninguém deve ser excluido, nem por princípios, nem por processos educativos;
_ É importante nossas atitudes, pois formam parte de um currículo oculto;
_ A maior dificuldade é tratar de forma homogênia, o diferente;
_ Alunos de culturas diferentes, não podem assumir a nossa cultura, pois assim perdem elementos importantes da sua identidade;

 Há outras características que deve-se considerar:
1. Momento evolutivo, cognitivo/afetivo/social;
2. Sua história pessoal;
3. Sua aprendizagem prévia;
4. Sua zona de desenvolvimento Proximal;
5. Estilo de aprendizagem;
6. Funções cognitivas;
7. Contextos, interação entre professor e aluno;
                                                                    Prof: Rosa Eulógia Ramirez

Nenhum comentário:

Postar um comentário