Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Ana Claudia BAlieiro Lodi
Análise Crítica sobre a Inclusão:
A lei das diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, n° 9394/1996) estabelece que as escolas deverão assegurar, professores especializados ou devidamente capacitados, que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula, mas sabemos que na realidade isso não acontece.
Os professores estão ainda muito despreparados para lidar com os alunos surdos, são tratados como se fossem ouvintes e devessem desenvolver a fala.
Penso que o desafio maior do professor é dar continuidade ao seu processo de formação, na forma de comunicação utilizada pelos alunos surdos.
A comunicação por língua de Sinais tem sido um obstáculo que dificulta o processo de inclusão.
A importância de conhecermos como Pedagogas a língua de Sinais, é a de acontecer a inclusão do aluno surdo no ensino regular, favorecendo as interações e oferecendo uma educação que valorize a diversidade, em especial as variadas formas de comunicação. Neste contexto devemos ter práticas inclusiva que favoreçam o plano desenvolvido dos indivíduos envolvidos.
Hoje perante a inclusão de alunos com NEE no caso ( alunos surdos) deve-se, os educadores; estar profundamente engajada, no domínio da língua de Sinais para poder formar pessoas capazes de atuarem como sujeitos ativos, pela transformação das suas vidas e do meio Social.
Neste caso não podemos ser educadoras neutras, em relação ao ensino desta criança, devemos ser profissionais, e ter pleno respeito aos alunos, e desenvolver o estímulo para que ele tome o próprio destino em suas mãos.
Dupla: Aline Vargas e Ana C. Avila da Silva
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