"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PROJETO: ORIENTAÇÃO SEXUAL

Justificativa: Somos professoras da série da Escola Municipal de Educação Infantil Amarildo Ribeiro, e estamos discutindo e problematizando a questão da Orientação Sexual, a partir das demandas que vem dos alunos, suas curiosidades, dúvidas, que também são vistas na mídia. Buscamos então, discutir juntamente com os profissionais da educação, entre outros- direcionados a saúde, para a superação de práticas Pedagógicas. Estas práticas nos possibilitam a produção do sujeito para novos olhares, pensamentos e reflexões.
A escola nesse sentido tem o papel importante na discussão dessas temáticas pela extrema importância e relevância que tal assunto vem sendo abordado na sociedade.
Nesse sentido este projeto seria uma produção coletiva constituída por redes de apoio como – postos de saúde, ONGS, órgãos públicos e uma instituição federal – UFERGS. Sendo assim, esse desafio para nós professores, consiste em trabalhar com as múltiplas identidades e diferenças, para que essas propiciem outras temáticas com significado para nossos alunos.
Objetivo Geral: Mobilizar a escola para pensar em estratégias que oportunizem a Orientação Sexual para alunos da série e famílias, facilitando o entendimento ao tema para a discussão e suas definição.
Objetivo Específico: _ Provocar reflexões e debates no grupo sobre o convívio Social;
_ Resgatar os valores para a melhoria do Convívio Social;
_ Conhecer o funcionamento do seu próprio corpo;
_ Reconhecer os riscos que as doenças sexualmente transmissíveis podem produzir, e forma de previní-las;
_Conhecer as representações que os alunos tem sobre a sexualidade;
Metodologia: _ Apresentar o projeto para a coordenação Pedagógica;
_ Apresentar o projeto a família e alunos, juntamente com o serviço de Psicologia do posto de Saúde;
_Apresentações de filmes, vídeos, documentários;
_ Murais com foolders fornecidos pelo Posto de Saúde;
_ Palestras de profissionais convidados;
_ Caixinhas de perguntas para serem anonimamente respondidas em uma roda de conversa;
_ Oficinas com alunos e famílias;
_Roda de conversas;
Redes de Apoio: _ Parcerias com o curso de Psicologia da UFERGS além de Posto de Saúde;
_ Parcerias com alguns profissionais da SMED e busca de apoio nos Órgãos Públicos;
_ ONGS;
Cronograma: Cabe salientar que o projeto será realizado no período de dois meses, sendo que um dia da semana dois período de aula será trabalhado nos três turnos de todas as sextas feiras com o assunto de Orientação Sexual.
Avaliação: O projeto será avaliado através de relatórios pelos proponentes a partir da avaliação dos envolvidos(família, comunidades,alunos, professores).

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