"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pacientes Impacientes:Paulo Freire


A reflexão de paulo Freire nos leva a compreender que só iremos superar essa postura de "querer libertar domindo",quando entender-mos que não estamos "sozinhos" no mundo e que o processo de libertação não é obra de uma só pessoa ou grupo,mas sim de todos nós.
 Primeiro Princípio:                              Saber Ouvir





                                              Uma menina muito dedicada e esforçada chamada
Camila,10 anos, tinha deficiência visual, na 4° série,
começou a deixar de levar os temas.
A professora Ana, ditava tudo muito rápido e
parecia não ter muita paciência com seus alunos.
Sendo assim, as crianças com mais dificuldades não
conseguiam acompanhar.
A professora não aceitava interferências em suas
aulas, pois achava desnecessário escutar os alunos
Camila pedia ajuda várias vezes a professora,
que em vários momentos nunca à escutava.
Porquê ?
Será que é pelo fato de ser deficiente?
Será que é pelo fato de ter mais dificuldades?
Ou, será que a professora acha que ela não é
Capaz de aprender?
Será que realmente essa escola é INCLUSIVA?
Nesse caso, Camila então foi para uma escola
específica de crianças e adolescentes com
nessecidades especiais, onde fez com que o resultado
em sua formação escolar e social tivesse grande apoio
e paciência em cada etapa, fazendo com que ela se integrasse, em um ambiente igual ao o seu.
Mas isso não impede que em escolas regulares não
possamos ter a mesma capacidade e vontade de
educar pessoas que tenham necessidades especiais,
pois partimos de um princípio que todos nós somos
diferentes.




“(…) O meu trabalho parte sempre dos níveis e das maneiras
como o outro entende a
realidade e nunca da maneira
como eu a entendo.”




Está claro assim?
Paulo Freire. Pag. 37


Segundo Princípio:
Desmontar visão mágica

Terceiro Princípio:
Aprender/Estar com o outro

Quarto Princípio:
Assumir a ingenuidade dos educandos

Quinto Princípio:
Viver pacientemente impaciente

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