"Por que ser igual, se somos diferentes ?!"

"Por que ser igual, se somos diferentes?!"



Somos todos diferentes, assim como as flores, como o canto dos passáros, como o amanhecer de cada dia, mas é desse conjunto de diferenças que o surgimento do novo acontece para fazer com que de adormecidos despertaremos para uma realidade nova com uma visão diferenciada para a esperança de um Mundo educado e justo para todos.


Aline Vargas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Observação realizada no dia 18 de maio de 2010.                       


Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilberto Jorge

Entrevista com a Professora: Maria Rosângela
Escola reconhecida em 1987;
Focaliza - se nos interesses e necessidades dos alunos;
A escola tem aproximadamente 40 professores capacitados para o Ensino Fundamental, e possuem aproximadamente 50 crianças de um total aproximado de 300 alunos;
Constrói outras formas de organização, pensando nas necessidades dos alunos, atendendo as diferenças;
Pensa na escolarização no ensino regular como um direito de todos;
Os pais são os primeiros a serem escutados;
As avaliações pedagógicas,são feitas pelos os professores, com participação dos pais na entrega ddas avaliações que são feitas para as famílias;
As reuniões pedagógicas são feitas semanais por duas horas, sendo que os professores que trabalham em  um projeto de Educação Inclusiva tem um acréscimo de mais uma hora semanal de reunião;
A inclusão para a escola é um movimento diário, que todos tem que fazer para incluir e sermos incluidos;
Trabalham no sentido da educação inclusiva, com alunos com deficiência mental e transtornos globais do desenvolvimento,e a presença deses alunos é que fazem o grupo buscar a capacitação, tanto nos espaços de formação organizadas dentro da escola como através de formação individual, buscado pelo professor;
A escola desconhece se o nosso município tem uma proposta única voltada para as escolasde ensino regular;
Os professores enfrentam os desafios da inclusão, de forma responsavel, e vão aprendendo com o trabalho que realizam;
Até o momento são poucos os conhecimentos produzidos sobre a escolarização de alunos com algum tipo de deficiência em escolas regulares, a educação inclusiva é ainda muito recente;

Observação nas salas de aulas:
Turma: B32
Prof: Stella
Volante: Adriana
Aula:  Português
Haviam 16 alunos na sala de aula (11 meninas/5 meninos), sendo que uma delas era Paloma com autismo, as crianças estavam entregando seus livros em grupos na bíblioteca, e a professora estava retomando a aula sobre CHARGES. A professora volante auxiliava Paloma nas atividades da aula com massinha de modelar incluindo-a na mesmo assunto.
Turma: A 21
Prof: Valéria
Volante: Rosana
Haviam 20 alunos na sala de aula ( 14 meninas/6 meninos). Crianças sentadas em grupos divididos na sala, devido ao nível de conhecimento de cada criança, enquanto a professora volante axiliava os que tinham mais dificuldades a professora Valéria sentou no fundo da sala e chamava cada aluno para mostrar seus cadernos, e fazia uma atividade relacionada aos números com recurso de palitos de picolé em que as crianças contavam até onde sabiam.

Trabalho realizado por: Aline Vargas, Ana C. Avila e Francielle Costa

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